segunda-feira, 13 de abril de 2009

Poluição: Confusão Gramatical ou Distúrbio Obsesivo Compulsivo?

Usufruindo de todo este tempo livre dei por mim a pensar em algo que me deixou realmente, digamos, baralhado, isto para não dizer que os alicerces do meu remoto pensamento ecológico poderão estar a ruir, as we speak! Contudo, percebendo que já terão o olho franzido, tenho de vos pedir que sigam comigo alguns dos corredores desarrumados e com luz ténue que fazem parte do meu cérebro, de modo a poder ser levado a sério. Se eu deitar uma garrafa no oceano, ela vai ficar por lá a desfazer-se, se forem muitas pessoas a fazer isso vai ficar uma porcaria. Se eu deixar um pacote de bolachas numa pradaria, ela vai ficar por lá a desfazer-se, se forem muitas pessoas a fazer isso vai ficar feio. Ou seja, dá-me a impressão que quando se fala de poluição, o que se quer mesmo dizer é desarrumação-do-mundo que faz sofrer os obsessivos-compulsivos. Sendo assim, se toda a gente meter o lixo numa mesma zona, longe da vista de todos, parece que tudo está mais limpinho e arrumadinho podendo-se dizer, se assim o quiserem, que não está "poluído". A poluição será então uma palavra que está para a consciência adulta como o Papão está para a criançada, não existe e apenas serve para eliminar ou retrair comportamentos que chateiam outras pessoas. Enfim, isto deixa-me algo apreensivo com o tipo de pessoas que podemos encontrar por aí, vai na volta e começam a inventar palavras como aquecimento-global, apenas porque gostam do mundo fresquinho tal como se encontra hoje.

Sem comentários: